Participantes do “Ver SUS” visitam unidades do CAPS

Saúde
21/07/2015 12h50

Na manhã desta terça-feira, 21, universitários participantes do projeto “Ver SUS”, do Ministério da Saúde, estiveram nas unidades do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS). As visitas fazem parte da proposta de estimular a formação de futuros trabalhadores para o SUS, uma vez que estes estudantes estão ligados diretamente ou indiretamente da área da saúde. Na ocasião, os participantes tiveram a oportunidade de experimentar um novo espaço de aprendizado, olhando in loco o cotidiano de trabalho das organizações e serviços de saúde público, levando-os a formação de cidadãos comprometidos eticamente com os princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde.

Visitando o CAPS Liberdade, no bairro Siqueira Campos, a estudante de psicologia, Renata Aragão, contou que tem se surpreendido a cada visita, quebrando vários paradigmas. “É comum ouvirmos que o SUS é deficiente, de fato, não é perfeito, mas temos encontrado profissionais, com muito amor pelo que fazem. Mostrando envolvimento nos processos de trabalho e com um sentimento enorme de equipe, o que fortalece demais a qualidade do serviço oferecido à população, isso para mim é fantástico”, afirmou a estudante.

Nesta edição do projeto, em Sergipe, participam cerca de 50 pessoas (que foram dividas em sete grupos para visitar os locais onde são oferecidos serviços de saúde. Segundo a facilitadora e estudante de fonoaudiologia da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Larissa Oliveira, participar do projeto lhe possibilitou um crescimento extraordinário tanto como pessoa quanto na vida acadêmica. “Ficamos alojados em um centro de vivência por cerca de 15 dias. Lá foi criado o espaço necessário para realização de observações e vivências frente à realidade do SUS participando e interagindo em grupos”, ressaltou.

A Coordenadora do Caps, Marcelle Macedo, disse que receber esse tipo de visita na unidade é fundamental para reflexão dos processos de trabalho ofertados. “Com a realização de rodas de conversas aqui, podemos lembrar de vários casos que passaram por nos e fazer realmente uma avaliação de tudo que foi feito”, pontuou.

O estudante da Universidade Federal de Sergipe, Araújo Souza, conta que conheceu o projeto através de uma amiga que já tinha participado. “Ela me contou das suas experiências e despertou meu interesse, então me inscrevi participei da seletiva e hoje estou desfrutando dessa maravilhosa experiência que é participar do “Ver SUS”, destacou.

O VER-SUS é realizado numa metodologia de imersão, de forma transdisciplinar, com a participação de estudantes de graduação, residentes, técnicos e movimentos sociais. Os interessados podem fazer a inscrição Preencha seu cadastro conforme as orientações disponíveis no site: http://www.otics.org/estacoes-de-observacao/versus/versus/apresentacao